Os pets saíram dos quintais, entraram em nossas casas e em nossos corações, por isso sempre buscamos aprender mais sobre eles e como podemos trazer todo bem-estar e saúde que ele merece. Por esse motivo, hoje vamos dar algumas dicas para que você possa cuidar da saúde do seu amiguinho de quatro patas da melhor forma.

1 – Cuide da alimentação

Antigamente, era costume dos donos alimentar os animais com restos de comida ou comidas de humanos. Ao passar dos anos, descobrimos que essa prática é prejudicial à saúde dos bichinhos.

Alguns alimentos, como é o caso de uvas e chocolate, liberam toxinas no organismo do pet. Por não possuir enzimas para realizar a digestão de forma correta, o animal pode desenvolver uma intoxicação alimentar e até mesmo envenenamento.

Além disso, dar comida de humanos interfere na quantidade ideal de calorias que o cão ou gato pode consumir diariamente. Isso contribui com o aumento de peso e pode causar obesidade e problemas cardíacos.

Procure oferecer ao seu melhor amigo uma ração adequada ao porte e raça dele, garantindo quantidade indicada de nutrientes para mantê-lo saudável.

2 – Não esqueça da saúde bucal

Sabia que cuidar da higiene bucal de cães e gatos pode prevenir muitas doenças? A tarefa de escovar os dentes do animalzinho pode ser facilitada, desde que ele seja acostumado com a prática desde filhote.

Ao promover a saúde bucal do seu pet, é feita a eliminação da placa bacteriana e do tártaro que pode causar cáries, mau hálito, gengivite e outras doenças. Por isso, vamos explicar passo a passo como fazer a escovação de forma adequada:

– Posicione o animal de forma confortável para ambos;
– Deixe o animal experimentar a pasta de dente, para que ele se acostume com o sabor;
– Coloque um pouco de pasta dental no seu dedo indicador e massageie suavemente a gengiva do pet;
– Após o bichinho não apresentar tanta resistência, esfregue de forma gentil a escova (ou dedal) nos dentes, fazendo movimentos circulares;
– No fim, retire o excesso de pasta dental com uma gaze.

3 – Mantenha a higiene em dia

Os banhos são muito importantes para prevenir patologias e evitar a proliferação de parasitas. A sua rotina pode variar de raça para raça, mas, de modo geral, os cães devem tomar banho a cada 15 dias e os gatos, uma vez por mês.

Além disso, realizar a limpeza dos olhos, orelhas e ouvidos do pet pode prevenir doenças que prejudicam a longevidade e o bem-estar do animal.

Dica: é importante se atentar aos produtos que serão utilizados para fazer a higiene do seu cão ou gato, para evitar reações alérgicas. Peça ao veterinário que indique produtos voltados às necessidades do animalzinho.

4 – Mantenha o animal hidratado

Assim como os humanos, os animais de estimação precisam tomar bastante água para manter o organismo saudável e com bom funcionamento (principalmente no verão e em dias mais quentes).

5 – Roupas

Nos dias frios, pets com pelagem mais curta podem sofrer com as baixas temperaturas. Roupas para pet podem ser uma ótima solução para deixar o animalzinho bem aquecido e confortável para enfrentar o inverno.

Dica: sapatilhas especiais podem ajudar, mas devem ser utilizadas apenas com o aval de um veterinário. Se forem usadas de maneira incorreta, elas podem prejudicar o controle da temperatura corporal, causando o superaquecimento do animal.

6 – Busque informações

Quando decidimos adotar um cão ou gato, primeiramente precisamos conhecer a fundo todas as informações da raça do animal, como:

– porte;
– comportamento;
– espaço disponível para o pet;
– entre outros fatores.

Esses são alguns dos fatores que indicam se o bichinho vai necessitar de cuidados especiais.

A falta de informação pode ser altamente prejudicial para a saúde do animal e o relacionamento pet-tutor. Um cão de grande porte pode se sentir desconfortável em um apartamento e ficar mais propício a doenças como obesidade e depressão animal.

Dica: para saber mais sobre a saúde e propensão a doenças do seu novo melhor amigo, assim que a adoção for realizada, é indicado a visita ao médico veterinário para ser feito um check-up.

7 – Prevenção é o melhor remédio

Por falar em visita ao veterinário, é muito importante que ela seja feita de forma frequente. Nas consultas, o profissional, através de exames, antecipa problemas de saúde que o animalzinho pode sofrer, além de aumentar a longevidade do seu amigo de quatro patas.

Além disso, ele pode receitar medicamentos, vermífugos e vacinas que proporcionam maior qualidade de vida ao pet e mais tranquilidade ao tutor.

Você sabia que é possível deixar o seu melhor amigo saudável e feliz, sem precisar gastar muito? Com os planos do Meu Pet Club, o seu animalzinho conta com cobertura para situações de urgência e emergência, além de cuidados para que ele possa aproveitar a vida ao seu lado, com todo o conforto, sem comprometer o seu orçamento. Conheça os nossos planos clicando aqui.

3 thoughts on “7 Dicas de como cuidar da saúde do pet

  1. 111.br says:

    Someone necessarily assist to make significantly articles I
    might state. This is the very first time I frequented your website page
    and thus far? I amazed with the analysis you made to make this
    actual submit incredible. Wonderful job!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.